Pular para o conteúdo principal

Toca Raul - Atividade de sábado, dia 20/6/2020

Atividade de sábado, interpretação textual de Gênero Letra de Música

Para esta atividade, ouça a música Ouro de Tolo, do roqueiro Raul Seixas, com seus familiares e tente saber do que ela trata. Caso não tenha como ouvir, apenas leia a música e tente responder. A música, em princípio, parece que fala de um sujeito que tem tudo, mas está insatisfeito.
Oriento o aluno e familiares a ouvir a música acompanhando sua letra pelo You Tube, celular e até por outros meios. 
Toda obra de arte musical carrega valores e histórias de uma determinada época. Então, é bom que o aluno saiba que a música Ouro de Tolo foi criada durante o governo militar entre os anos de 1960 e 1980.

Em face disso tente responder:

1) Quem é o personagem da música?

2) Do que ele está falando no trecho “ ... Eu é que não me sento no trono de um apartamento. Com a boca escancarada, cheia de dentes. Esperando a morte chegar”?

3) Em que ano ela foi escrita?

4) Onde você imagina que se passa a música escrita por Raul, o local?

5) Como ele se sente, na música, ao falar de si mesmo, em ter tudo na vida, mas em não estar satisfeito com isso? Identifique na letra musicada tal sentimento.

6) Por que Raul Seixas entende como perigoso ter uma condição de vida boa, neste trecho “...Ah eu devia estar sorrindo e orgulhoso. Por ter finalmente vencido na vida. Mas eu acho isso uma grande piada. E um tanto quanto perigosa...”?


Ouro de Tolo
Eu devia estar contente porque eu tenho um emprego
Sou o dito cidadão respeitável
E ganho quatro mil cruzeiros por mês
Eu devia agradecer ao Senhor
Por ter tido sucesso na vida como artista
Eu devia estar feliz
Porque consegui comprar um Corcel 73
Eu devia estar alegre e satisfeito
Por morar em Ipanema
Depois de ter passado fome por dois anos
Aqui na cidade maravilhosa
Ah eu devia estar sorrindo e orgulhoso
Por ter finalmente vencido na vida
Mas eu acho isso uma grande piada
E um tanto quanto perigosa
Eu devia estar contente
Por ter conseguido tudo o que eu quis
Mas confesso, abestalhado
Que eu estou decepcionado
Por que foi tão fácil conseguir
E agora eu me pergunto "e daí?"
Eu tenho uma porção de coisas grandes pra conquistar
E eu não posso ficar aí parado
Eu devia estar feliz pelo Senhor
Ter me concedido o domingo
Pra ir com a família no jardim zoológico dar pipocas aos macacos
Ah, mas que sujeito chato sou eu que não acha nada engraçado
Macaco, praia, carro, jornal, tobogã, eu acho tudo isso um saco
É você olhar no espelho
E se sentir um grandessíssimo idiota
Saber que é humano, ridículo, limitado
E que só usa 10% de sua cabeça animal
E você ainda acredita que é um doutor, padre ou policial
Que está contribuindo com sua parte
Para nosso belo quadro social
Eu é que não me sento no trono de um apartamento
Com a boca escancarada, cheia de dentes
Esperando a morte chegar
Porque longe das cercas
Embandeiradas que separam quintais
No cume calmo do meu olho que vê
Assenta a sombra sonora de um disco voador
ah eu é que não me sento no trono de um apartamento
Com a boca escancarada, cheia de dentes
Esperando a morte chegar
Porque longe das cercas
Embandeiradas que separam quintais
No cume calmo do meu olho que vê
Assenta a sombra sonora de um disco voador
Fonte: LyricFind
Compositores: Raul Santos Seixas
Letra de Ouro de tolo © Warner Chappell Music, Inc, Som Livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula 1 - O que é resenha?

Antes de qualquer coisa: Toda resenha é crítica. Primeira Aula A presente aula sobre o gênero textual Resenha faz parte do livro didático Tecendo Linguagens, adotado pela escola este ano. O início deste assunto será um momento de perguntar a você aluno/aluna o que vem a ser este gênero, que envolve, entre outras coisas, opinião pessoal. A resenha é um resumo de uma obra qualquer, seguida de opinião pessoal. Eu, professor Edson, coloquei em dois formatos para facilitar os alunos e alunas, o primeiro pode ser preenchido no computador e até no celular, é só acompanhar as orientações logo abaixo, no corpo deste texto. O segundo formato, então, são questões abaixo, que deverão ser respondidas, porém, não copie as perguntas. Ah, e é preciso acessar todos os dias o blog de Português, do professor Edson, cujo endereço é: http://escolaouropreto8ano.blogspot.com. Boa sorte, mão na massa Resenha Crítica: Sempre ao seu lado Andressa da Silva Nascimento, 8° ano  F. Mauríc...